domingo, 29 de maio de 2011

Clareamento dental de consultório

O clareamento dental é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos.
Muitas pessoas acham que é uma técnica nova, mas o clareamento existe a mais de cem anos. Em 1989, foi introduzida a técnica de clareamento caseiro, que falaremos mais em uma outra postagem.
O clareamento de consultório, que é realizado pelo dentista, é uma alternativa para os pacientes que querem resultados mais rapidamente e não querem se sujeitar ao uso das moldeiras. Em geral, são feitas 2 consultas, com três aplicações do gel por quinze minutos, mas isso não é uma regra, podendo ser alterado. As mudanças no plano de tratamento geralmente são feitas devido a sensibilidade ou cansaço do paciente.


Mas como funciona o clareamento?
O mecanismo clareador é um processo complexo que é alvo de inúmeros estudos. Basicamente funciona com uma reação de oxidação dos pigmentos do dente, ou seja, os peróxidos do gel são instáveis e liberam oxigênio na estrutura dental que, por sua vez, atua nos pigmentos, deixando-os mais claros. Para mais informações acesse: www.abcdasaude.com.br/artigo.php?690




Apesar de rotineira nesse tratamento, a utilização de fontes luminosas não traz diferenças no resultado final, de acordo com alguns estudos.


Restaurações e clareamento:
Como há alteração na cor do dente, as restaurações anteriores deverão ser trocadas, uma vez que ficarão com uma cor diferente do dente e notáveis. As restaurações posteriores não necessitam ser trocadas. O padrão é fazer o clareamento e, depois de algum tempo (aproximadamente 2 semanas), necessário para a estabilização da cor do dente, as restaurações são trocadas, a faceta é feita, etc.


Devo usar pastas de dente whitening durante o clareamento para acelerá-lo?
Não, as pastas de dente que tem essa expressão não tem o mesmo mecanismo de ação dos clareadores dentais. Basicamente, essas pastas possuem partículas abrasivas que removem a camada superficial do dente e as manchas superficiais. O problema é que com a remoção contínua do esmalte, devido ao uso prolongado, a dentina, que é a camada abaixo do esmalte, é mais amarelada. Sendo assim, o dente fica mais amarelado. Durante o clareamento o esmalte pode ficar mais frágil, o que contraindica o uso dessas pastas.


Produtos clareadores OTC (over the couter):
A expressão over the counter é utilizada para se referir a remédios/produtos que são vendidos sem prescrição médica. São aqueles que você encontra na prateleira de qualquer farmácia, supermercado, enfim... Os géis clareadores também são facilmente encontrados e vendidos. A administração desses produtos sem cautela pode causar problemas para o paciente como erosão do esmalte, sensibilidade dentária, irritação gengival. Alguns desses produtos vêm com pasta de dente clareadora que possui dióxido de titânio, que é um pigmento branco e pode dar aparência temporária de dente branqueado.


Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?690
http://www.youtube.com/watch?v=g_KJi2DEq_M

Nenhum comentário:

Postar um comentário