terça-feira, 15 de março de 2011

Prevenção em odontologia

A prevenção em odontologia é a chave para a saúde bucal e para redução do orçamento familiar com gastos odontológicos. É impressionante o quanto se pode economizar em dinheiro e tempo nos dentistas quando se faz um tratamento preventivo eficaz.
Algumas dicas úteis para as crianças:
- Higienize a boca do bebê desde cedo: faça a limpeza da boca com uma gaze e, quando aparecer o primeiro dente na boca, utilize escova de cerdas macias e arredondadas. Nessa fase, já é recomendado levar a criança para o consultório.
- Acompanhe a escovação dos filhos, principalmente aquela antes de dormir, pois nessa hora ocorre uma diminuição no fluxo de saliva e, sendo assim, os dentes ficam mais susceptíveis aos ataques ácidos, à cárie.
- Evite mamadeira, chupeta e chupar dedos após os três anos de idade. Isso pode causar problemas ortopédicos e ortodônticos. Caso a criança não fique sem, use as chupetas e mamadeiras com bico ortodôntico. Nunca aumente a abertura do bico da mamadeira.
Algumas dicas úteis para as crianças e adultos:
- O uso do fio dental é essencial. A escova não tem acesso no espaço interdental (entre os dentes).
- A frequência de escovação é dependente da quantidade de refeições feitas. Após um lanchinho, principalmente aqueles que tem algum tipo de doce, é necessário escovar os dentes.
- Visite o dentista regularmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário